by Diario do Nordeste
A palavra chave quando se fala em comunicação atualmente é mobilidade. Dispositivos como smartphones e tablets aliados à tecnologia de conexão sem fio à internet trouxeram aos usuários a possibilidade de interagir de uma forma mais fácil e, o mais importante, independente do lugar onde estão situados.
A conexão WiFI, hoje, está espalhada por quase todos os centros urbanos do País, e pode ser encontrada nos mais diversos locais, desde restaurantes e shoppings a praças públicas. E em Fortaleza, o serviço não para por aí. A partir desta semana, entra em ação o projeto "Parada Wi-Fi", criado pela loja Ibyte, que pretende levar a conexão sem fio gratuita aos pontos de ônibus da capital cearense.
Segundo o gerente de marketing da empresa, Nelson Gurgel, a ideia de levar o WiFi às paradas surgiu após a constatação de que cada vez mais as pessoas estão acessando a internet nas ruas, com dispositivos móveis.
"Alguns não pagam plano 3G porque ainda é relativamente caro, e acabam acessando a internet via WiFi gratuito. Nós vimos que havia uma lacuna no mercado que era justamente a oferta de WiFi em lugares públicos. E, como muitas pessoas pegam ônibus na cidade, resolvemos levá-lo às paradas", diz Gurgel.
Durante os primeiros dois meses de atividade, o projeto contemplará três paradas de ônibus em Fortaleza, próximas às lojas da Ibyte. Uma delas é a localizada na Avenida Dom Luís (entre as ruas Osvaldo Cruz e Joaquim Nabuco). Outra está situada em frente ao shopping Iguatemi. O terceiro ponto fica na avenida 13 de Maio, em frente à Igreja de Fátima.
Segundo Nelson Gurgel, após esse período de teste, a proposta da empresa é aumentar o número de pontos onde o serviço estará disponível.
Conexão simples
A principal vantagem do projeto é que, para ter acesso ao WiFi das paradas, será preciso apenas possuir um dispositivo móvel que permita a conexão sem fio.
Os usuários irão dispor de uma conexão com velocidade de 1Mbps, de forma gratuita. Além disso, o sinal é totalmente liberado, sem senha, e abrangerá um raio de até 50 metros de distância em relação à parada, podendo até beneficiar algumas das residências localizadas nas proximidades.
"É o mesmo tipo de conexão encontrada em shoppings e restaurantes, por exemplo. Uma tecnologia simples, que tem um modem e um roteador, e que vamos levar em benefício das pessoas. Esperamos que isso aumente a conectividade entre elas", destaca Nelson Gurgel.
Expansão
Segundo o executivo, uma das metas da Ibyte é fazer do projeto um ponto de partida para iniciativas semelhantes. A empresa já planeja expandir o serviço para outras cidades do Nordeste onde há filiais da loja. Além disso, o gerente de marketing da Ibyte também acredita na possibilidade de algumas empresas de ônibus virem a comprar a ideia e passarem a oferecer conexão WiFi dentro dos veículos. "Imaginamos que outras iniciativas vão surgir a partir dessa. Se a população aceitar bem, esse tipo de serviço só tende a aumentar. O que nós queremos é ser precursores de um projeto maior", ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário