segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dr. Rosinha é o segundo deputado federal mais influente da internet brasileira



Dr. Rosinha (PT-PR) é o segundo deputado federal mais influente da internet brasileira, de acordo com os dados da pesquisa “Político 2.0”, realizada pela agência de comunicação digital Medialogue.
Segundo o relatório final do levantamento, Dr. Rosinha obteve nota oito na escala de influência, que vai de zero a dez. Dos 513 deputados que compõe a Câmara, 96 foram considerados “influentes” (usam recursos disponíveis e se comunicam com audiências representativas) nas redes sociais. Outros 290 estão “presentes” (embora com baixa audiência e pouca interatividade) e 127 “ausentes” (com possíveis aparições isoladas).
Na faixa etária de Dr. Rosinha, de mais de 60 anos, a nota média obtida pelos deputados foi 3,5. Entre os paranaenses, o resultado foi 4,8.
“A exposição do nosso mandato se deve em primeiro lugar à dedicação de todos e todas que trabalham na nossa assessoria. É a comprovação de que a atuação coletiva dá resultados”, comenta Dr. Rosinha.
De acordo com a pesquisa, o Youtube é a rede social em que Dr. Rosinha mais se destaca. Seu canal é o segundo em número de visualizações, com 597.566 até o momento em que os dados foram coletados. Além do Youtube, a pesquisa analisou outras cinco redes: Twitter (mais seguidores), Facebook (mais amigos ou fãs), Orkut (mais amigos), Flickr (mais fotos publicadas) e Wikipédia (mais visitas ao verbete).
Os dados do estudo foram coletados entre junho e setembro de 2011, mas o relatório final foi divulgado apenas em julho deste ano. A pesquisa também abrangeu o Senado Federal. O relatório na íntegra pode ser acessado aqui.
“Cada vez mais, a internet expõe as mazelas da grande mídia. As mentiras e as desinformações estão com as pernas cada vez mais curtas”, alfineta Dr. Rosinha.

PARTIDO DOS TRABALHADORES
A nota oito foi o teto obtido pelos deputados federais. Ao todo, oito parlamentares obtiveram o índice, quatro deles do PT.
A bancada de deputados do Partido dos Trabalhadores, com nota média de 4,6, foi considerada a segunda mais influente da internet brasileira.

DADOS GERAIS DA PESQUISA


Apesar de ocuparem apenas 47 das 513 cadeiras da Câmara, as parlamentares mulheres foram consideradas pela pesquisa mais influentes na internet do que os homens, com média de 4,1 contra 3,8.
O estado com deputados mais influentes é o Rio Grande do Norte, com nota média de 4,9. O menos influente é Tocantins, com 2,3.
Os deputados até 40 anos obtiveram a melhor nota, 4,2. Entre os deputados veteranos e os que se elegeram pela primeira vez em 2010 a diferença foi mínima: 3,9 contra 3,8, respectivamente.

RAIO-X DO MANDATO DE DR. ROSINHA NA INTERNET
No ar desde novembro de 2011, a página do mandato de Dr. Rosinha no Facebook tem atualmente 9.694 fãs. No Twitter são 12.361 seguidores e mais de 17 mil mensagens no ar. No Flickr, são 380 fotos publicadas até o momento.
“A internet esta se provando uma excelente ferramenta de trabalho. Através dela, além de recolher sugestões, exponho todas as atividades do mandato. Portanto, é ótimo instrumento de transparência. Coisa que antes era impossível, por conta do boicote da grande mídia”, finaliza o petista paranaense.

Nenhum comentário: